Escolher o que será servido no grande dia é uma tarefa e tanto. São muitas opções e combinações maravilhosas. Mas, quais as vantagens e desvantagens de fazer um jantar de casamento ou um coquetel?
Separamos algumas dicas e ideias de menu para ajudar vocês a decidirem, noivos.
Coquetel: bebidas e petiscos para todos
O coquetel é tradicionalmente servido das 18h até às 21h. É uma recepção rápida, com prazo de início e término, é uma boa opção para quem está organizando um pequeno casamento, algo mais íntimo, sabe?! Como menu, são servidos vários tipos de salgadinhos frios e quentes, canapés, torradinhas e patês, bebidas e o tradicional bolo com um espumante aos convidados.
Além do curto período, na maioria dos coquetéis não há mesas, apenas pequenos espaços com alguns lugares para que as pessoas possam se acomodar e conversar, como uma espécie de lounge com sofás e puffs confortáveis, além de apoiadores para bebidas.
Tem também a opção de unir o coquetel com um jantar mais sofisticado, mas isso que quiser prolongar a comemoração. Essa opção costuma ser um pouco mais cara, apesar de ser um desejo da maioria dos noivos.
Jantar: requinte e sofisticação
O jantar pode ser uma excelente opção tanto para cerimônias pequenas quanto para as grandes. No menu, costuma variar a quantidade de opções, mas de forma econômica, é possível realizar uma jantar com até 3 opções de saladas frias e 2 pratos, como risoto, massa, strogonoff, sopa quente (para os dias mais frios) ou prato da gastronomia local, por exemplo.
É importante frisar que frutos do mar são mais caros que a carne vermelha e o frango. Por isso, se optar por algo mais econômico, peça ao buffet uma variedade de pratos a base de frango ou carne vermelha. Para convidados vegetarianos, você pode incluir pratos ou petiscos com soja e outra proteínas mais saudáveis.
Ah, o jantar também possui de uma a duas sobremesas no cardápio. Por isso, a mesa de doces se torna dispensável. A noiva pode optar pelo tradicional bolo e acrescentar uma sobremesa mais simples, como petit gateau, brownie, cupcake ou até um tipo de fondue doce, como o gostoso morango com chocolate ou uva e chocolate. Fica uma delícia!
As bebidas também costumam variar, desde sucos a whiskys importados. Lembrando que normalmente, espumantes, vinhos e whiskys não são oferecidos na maioria dos buffets. Portanto, converse com o fornecedor e veja a opção mais viável para o momento, tá!
E, como uma dica extra, para os noivos que querem casar pela manhã, o Brunch pode ser uma escolha ótima também.
Brunch: um cardápio diversificado
De origem americana, o brunch é a junção do café da manhã com o pequeno almoço. É ideal para casamentos na parte da manhã até o início da tarde. A variedade é bem grande, desde vários tipos de pães, bolos, frutas, iogurtes, compotas regionais, cremes adocicados, mesa de frios e doces, e até bebidas mais leves, como chá e sucos naturais. É super tendência nos casamentos atuais.
Se você está programando uma celebração pela manhã, tem vários detalhes que tem que ficar de olho, viu! Atenção aos pratos, talheres, guardanapos, copos, taças, bandejas e vasilhas onde forem servidas as opções. Elas fazem parte de toda a tradição e dão um toque especial ao brunch.
E aí, qual a sua escolha? Conta pra gente.