As alianças de casamento são objetos repletos de significado e sentimentos, um ponto importante no planejamento de qualquer casal para o grande dia. Sem contar, que a troca das alianças é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.
A aliança como um sinal de união é uma tradição antiga. Historiadores apontam que os Faraós do Antigo Egito já usavam anéis como um símbolo de união eterna. A tradição atravessou séculos, e hoje, está presente em quase todas as culturas do planeta.
Você está passando por dúvidas com a escolha das alianças? Fique tranquila. Hoje vamos mostrar tudo que você precisa saber para escolher as suas.
1- Defina o material e a cor
O ouro amarelo é um clássico, cobiçado por 90% dos casais. Essas alianças não exigem manutenção periódica, mas é claro que isso eleva os custos.
O ouro branco é ideal para casais não apegados ao tradicional. Essas alianças ficam com um tom prateado por conta de um processo conhecido como banho de ródio que deve ser feito de tempos em tempos. Por isso, esse tipo de aliança exige mais manutenção.
O ouro rosé e a prata não são incomuns, mas estão chamando cada vez mais atenção de casais dispostos a fugir de padrões.
2- Escolha a espessura
Três medidas devem ser levadas em consideração na hora de pedir suas alianças: largura, diâmetro interno e espessura.
O diâmetro interno nada mais é do que o tamanho do seu dedo. Atente-se essa medida, já que a aliança deve trazer conforto. A largura é a parte mais visível da aliança, quanto mais largo, mais a aliança ganha destaque no dedo. Por fim, a espessura é a “altura da aliança”.
Lembre-se que o casal não precisa usar exatamente o mesmo modelo de anel, é até comum a aliança do noivo ter uma espessura maior que a da noiva.
3 – Acabamento das alianças
As alianças polidas são as mais escolhidas. Elas ficam brilhantes e refletem tudo que está em volta. Além de deixar o anel lindo, esse tipo de tratamento disfarça os riscos que tendem a aparecer com o uso constante da aliança.
Já as alianças foscas, ficam mais opacas e discretas. Com o uso o acabamento fosco vai sendo perdido, e assim, o anel vai ficando mais brilhante. Mas fique tranquilo, porque um simples fosqueamento deixa a aliança com o acabamento original.
4 – Faça a aliança ser única
Lembre-se que as alianças são um símbolo de uma união entre duas pessoas que podem expor um pouco da personalidade do casal. Por isso, se estiver no orçamento, não tenha receio de impor personalidade de cada um com pedras, uma frase do casal ou acabamentos únicos. E por fim, não se esqueçam que as alianças devem ser confortáveis e agradar o casal.
Quer mais dicas de como organizar sua cerimônia de casamento e ideias incríveis para o grande dia? Confira mais aqui no nosso blog.