O Quero de Casamento acredita em todas as formas de amor, e no Outubro Rosa não poderia ser diferente. Afinal, também apoiamos o amor próprio. Pensando nisso, separamos dicas e cuidados envolvendo o tema para que os pombinhos possam se conscientizar ainda mais e garantir saúde e bem estar para suas vidas. Continue lendo nosso texto para não perder nenhuma informação.
O início da campanha.
Como já adiantamos, estamos no Outubro Rosa, mês internacional de prevenção ao câncer de mama. Mas afinal, como e quando surgiu essa iniciativa?
Tudo começou nos Estados Unidos, quando diferentes estados se uniram para realizar ações em prol do câncer de mama. Com isso, houve a aprovação do Congresso Americano, tornando o período conhecido como o mês nacional da prevenção da doença.
No entanto, o laço rosa, grande símbolo da campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da “Corrida Pela Cura”, em Nova York, no ano de 1990. A partir disso, hospitais aderiram aos programas de divulgação sobre a doença, distribuindo os laços pela cidade.
No Brasil.
Já em solos brasileiros, o primeiro ato ocorreu em 2002, na cidade de São Paulo. Mas foi em 2008 que o tema ganhou destaque com diversas instituições relacionadas ao câncer de mama se unindo para iluminar de rosa os símbolos mais conhecidos do Brasil, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. E você e o mozão, se lembrando de algum desses acontecimentos?
O câncer de mama.
Agora que os pombinhos já entenderam melhor sobre a causa do Outubro Rosa, é muito importante compreender também sobre os dados do câncer de mama. Para se ter uma ideia, é a doença que mais acomete mulheres, perdendo somente para o câncer de pele.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Isso é, um em cada três casos de câncer, se descoberto no início, pode ser curado. Por isso a importância de manter os exames preventivos em dia. Mas falaremos deles a seguir.
Mas antes disso, você sabia que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença? Ou seja, noivinhos essa pauta também deve ser uma atenção de vocês!
Prevenção? Quero!
Segundo o Inca por meio da alimentação, nutrição, atividade física e mantendo a gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. No entanto, os especialistas destacam a importância da mamografia, que deve ser realizada principalmente a partir dos 40 anos, e é mais importante que o autoexame. O segundo por sua vez, pode até ajudar no diagnóstico da doença, mas esse não deve ser o principal método de rastreamento do câncer de mama.
Apesar disso, é possível tomar algumas medidas simples que podem fazer grande diferença, como:
- Praticar atividade física regularmente;
- Seguir uma dieta saudável e equilibrada;
- Manter o peso ideal;
- Evitar bebidas alcoólicas;
Como visto, o câncer de mama é uma causa para todos. Conscientizar as pessoas, sobretudo mulheres, sobre os bons hábitos e acompanhamento médico é fundamental. Que tal começar espalhando conscientização e enviando esse texto para outras pessoas? E lembre-se, em caso de qualquer suspeita não deixe de visitar um médico de sua confiança. Agradecemos pela sua leitura. E mais uma vez, o Quero de Casamento também veste o rosa!