O buquê é um signo muito forte quando pensamos em casamento, não é mesmo? Tanto que em muitos ensaios, os fotógrafos evidenciam esse detalhe.
Ele é tão importante que durante a festa, tem um momento exclusivamente seu, que se tornou uma das maiores tradições, afinal, quem nunca tentou ser a próxima a casar? haha.
Mas você e o mozão sabem de onde vem o buquê? O que ele significa e o motivo de ter ganhado tanta importância na celebração do casamento?
O seu surgimento vem da Grécia antiga, onde o agrupamento de ervas e grãos, representava o desejo de uma união frutífera ao casal, ou seja, que o casamento rendesse bons frutos. Existem também histórias que dizem que o buquê oferece proteção e afasta mau-olhado ao casal.
De qualquer forma, são boas as intenções relacionadas à origem desse item…. . Mas quando paramos para pensar, da Grécia antiga até hoje, muitas coisas mudaram nos casamentos. Muitas coisas seguem como tradição, porém podem ser adaptadas, explorando a criatividade, particularidade e personalidade de cada casal, afinal, o casamento em um todo deve representar a união dos pombinhos.
Pensando nisso, será que existem opções que podem substituir o tradicional buquê de flores? A resposta é sim! O ideal é observar toda a identidade dos pombinhos e qual estilo querem dar ao casamento, pois hoje existem as mais diferentes formas de união possível, e isso deixa toda a organização ainda mais divertida. Então vamos conferir algumas opções:
Plantas diferentes
Partindo por uma alternativa mais básica, uma opção são plantas e flores diferentes, como ramos de trigo e girassol, por exemplo.
Broches
Outra forma de usar o buquê, pode ser broches. A estética vintage está em alta e se esse estilo combina com você, por que não apostar em um buquê diferentão?
Catavento
Original e criativo, o catavento pode significar movimento, novos ares e isso está ligado ao casamento, e sua estética pode compor muito bem o casamento. E para os apaixonados por histórias, pode remeter ao amor de Don Quixote e Dulcineia.
Vela
Escolher uma vela bonita pode ser uma boa opção para substituir as flores, além do fogo simbolizar vida e pode estar ligado ao fogo da paixão dos pombinhos que está se unindo.
Tecidos e rendas
Mantendo uma estética mais clássica, tecidos e rendas são alternativas que podem ser moldadas de diferentes formas e dar uma visual diferente ao buquê, brincar com sobreposição, neste caso, pode ser algo bem bonito.
Pérolas e outras pedras
Fazer uma composição com pérola e cristais naturais é bem interessante, principalmente se você acredita que essas pedras estão ligadas às energias, podendo compor o momento do casamento.
Colares
Essa opção pode explorar algo religioso como um rosário, ou algo pessoal como um relicário ou um colar. Essa alternativa pode ser bem interessante para a composição.
O ideal é você explorar todas as possibilidades que passarem por sua cabeça e brincar com a criatividade, afinal, o casamento deve ser um momento de alegria para o casal, e entendendo as particularidades, você e o mozão podem pensar em algo que retrate a união do relacionamento, vale tudo, o importante é significar algo importante para os pombinhos.
Gostou dessas dicas? Em nosso blog você encontra outras sugestões para fugir da cerimônia tradicional e inovar no altar. Vem conferir tudo!