Casamento civil

Casamento no civil. Saiba como organizar a cerimônia

12
ABR

Casamento no civil. Saiba como organizar a cerimônia

Não é porque o casamento é no civil que ele precisa ser simplesinho ou passar em branco. Ainda assim, é natural que surjam dúvidas em relação à organização dessa celebração. Afinal, ela é bem diferente da cerimônia religiosa.

É importante lembrar também, que o casamento civil envolve toda a parte burocrática da união. Por isso, é necessário providenciar a documentação necessária para que ele aconteça com a devida antecedência. É a famosa papelada do casamento que formaliza o compromisso assumido entre os noivos perante a lei, ao contrário do religioso, que sela essa união perante aos ídolos da sua religião. 

Se ainda há confusão sobre o que é necessário para organizar o casamento no civil, tiramos todas as suas dúvidas a seguir.

Como organizar?

Na hora de organizar a cerimônia de casamento no civil é preciso ter em mente que, obrigatoriamente, só é necessária a presença dos noivos e mais duas testemunhas, que podem ser os padrinhos do casal. 

Existem quatro maneiras diferentes para se casar no civil e a escolha entre elas depende dos planos dos noivos em relação à realização ou não de uma cerimônia religiosa, ao orçamento disponível para a celebração, à quantidade de convidados, entre outras variáveis . 

Com base nessas opções, você já pode começar a planejar a celebração do seu casamento no civil. Veja quais as variações:

- Oficialização do casamento civil no cartório: só é necessária a presença dos noivos, testemunhas, juiz de paz e escrivão;

  • Oficialização do casamento civil em diligência: o juiz de paz e o escrevente vão até o local da cerimônia, onde normalmente estão reunidos, além dos noivos e padrinhos, familiares e amigos mais próximos;
  • Cerimônia de casamento religiosa com efeito civil: quando o representante religioso executa o processo civil durante a cerimônia religiosa. Nesse caso, não há necessidade da presença do juiz de paz, somente a Certidão de Habilitação que deverá ser providenciada pelos noivos para o celebrante;
  • Conversão de união estável em casamento civil: não há necessidade de juiz de paz ou de cerimônia, já que apesar de feito no cartório, funciona como um processo judiciall.

  •  Conversão de união estável em casamento civil: não há necessidade de juiz de paz ou de cerimônia, já que apesar de feito no cartório, funciona como um processo judicial.

Validade dos documentos

  • A habilitação do casamento deverá ser solicitada no cartório mais próximo da residência dos noivos ao menos 30 dias antes da data prevista para a cerimônia e, no máximo, com 60 dias de antecedência. Normalmente, os documentos solicitados aos noivos pelo cartório são:
  • Documentos de identificação como RG ou CNH;
  • CFP dos noivos;
  • Certidão de nascimento original expedida nos últimos 6 meses.

Precisa ter festinha?

Como você viu nos tópicos anteriores, a festinha é opcional. A sua realização depende do desejo e das condições dos noivos. O mais comum é que a celebração no civil seja mais íntima, apenas para familiares e amigos mais próximos, ou, até mesmo, somente para os padrinhos, enquanto a religiosa reúne mais convidados. Porém, isso não impede você de pensar na sua própria configuração para festa de casamento no civil.

Como são os looks?

Os looks para casamento no civil podem ser mais simples e casuais, de acordo com o tipo de celebração escolhida pelos noivos. Por exemplo, quando é realizada no cartório, a cerimônia ocorrerá obrigatoriamente em horário comercial, o que por si só, já sugere um look mais despojado. O que não impede, se assim desejarem, de looks mais formais, que seja apropriado para a ocasião. 

Tem presentes?

O seu casamento no civil pode ser charmoso e ter sua festinha também. Claro que mesmo que só ele aconteça, sem a cerimônia religiosa, a lista de presentes também está valendo. Mesmo em uma recepção com poucos convidados, se você usar uma lista como a do Quero de Casamento do Magalu, seus presentes serão escolhidos por você, evitando que você precise pensar na logística para guardar e transportar os seus mimos, além de evitar o risco de ganhar presentes iguais. Então, não perca mais tempo e crie a sua lista de casamento agora mesmo.



 

 

Comentários 0

Comentários