Ao longo da história, milhares — se não milhões — de pessoas foram punidas por amar. Diversas entidades, organizações e períodos foram taxativos em sua perseguição aos indivíduos que ousavam gostar de alguém que pertencesse ao mesmo gênero ou sexo.
Felizmente, as coisas mudaram! Ainda há um longo caminho a percorrer, mas a verdade é que celebrar o amor, hoje em dia, não é algo que deve ser feito às escuras ou de maneira escondida. Uma das provas disso é a busca por casamentos LGBTQIA+ nas redes sociais, que está bombando cada vez mais. Além do espaço que a pauta vem conquistando em espaços públicos e privados.
Pensando nisso, elaboramos um texto que tem o objetivo de responder a algumas das perguntas mais comuns sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!
O que são os casamentos LGBTQIA+?
A sigla LGBTQIA+ é uma evolução de um termo mais antigo, o GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Hoje, o termo abrange uma gama muito maior de pessoas: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexos, assexuais e muito mais.
Os casamentos LBTQIA+, portanto, celebram o direito desses grupos de celebrarem o seu modo de amar. Sem amarras, preconceitos e julgamentos, eles também têm o direito de cair na pista e, claro, fazer suas juras de compromisso de maneira tanto oficial, quanto simbólica.
Quem são os noivos e noivas?
Qualquer pessoa que faça parte do grupo LGBTQIA+! No entanto, neste tipo de casamento também é comum celebrarmos a união de dois noivos, ou duas noivas.
Como fazer um casamento universal?
Não há regras para a celebração de um casamento universal. Os noivos, em conjunto, devem decidir sobre o que os representa de maneira mais completa.
Com orgulho! No entanto, algumas dicas para arrasar nessa celebração é:
- invista em casamentos diferentes, como os feitos em parques, praias e outros;
- utilize muitas cores na decoração, mas com cuidado para não ficar exagerado;
- faça buquês coloridos;
- leve a temática para a escolha do cardápio, incluindo os doces;
- experimente trajes e maquiagens que quebrem os padrões e talvez que não sigam as normas de gênero às quais estamos habituados.
E por aí vai! O importante é celebrar a beleza de ser quem você é.
O que diz a lei brasileira sobre os casamentos LGBTQIA+?
Em 2011, os direitos LGBTQIA+ tiveram um grande avanço no Brasil. Era concedida, pela primeira vez, a permissão para o estabelecimento de uniões estáveis entre casais do mesmo sexo (de acordo com o enquadramento na Lei 9.278/1996).
O casamento LGBT+, no entanto, ainda não está previsto na legislação brasileira. Isso não quer dizer que não seja possível se casar. Há um projeto em trâmite, mas você pode (e deve!) se unir com a pessoa que ama em um casamento civil, se assim desejar.
E nas religiões? Como funciona?
Cada religião tem os seus dogmas e, muitas vezes, eles não são discutidos. Algumas religiões se mostram mais abertas. É importante conversar com os líderes da sua religião e verificar se é possível celebrar o matrimônio no templo que você costuma frequentar.
É preciso celebrar o amor em todas as suas formas, cores, gêneros, tipos, etnias… e o Quero de Casamento apoia essa iniciativa! Estamos com você para o que der e vier e fazer parte da celebração do seu casamento - seja ele da forma que for - será uma grande honra.