Hoje, está cada vez mais frequente a realização de casamentos não tradicionais. Sabemos que existe uma série de temáticas que podem ser aplicadas no conceito da cerimônia e da festa e, para quem deseja sair um pouco dos padrões, pode ser uma excelente alternativa.
Nesse sentido, casamentos com o tema indiano é uma grande tendência e pode surpreender tanto os convidados, quanto os noivos. Mas, precisamos ter cuidado para não ofender uma cultura que não é a nossa. Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você alguns conceitos de casamentos indianos para você se inspirar. Veja a seguir!
Cerimônia e rituais da cultura indiana
Em uma cerimônia de casamento indiano, é regra a execução de alguns rituais típicos dessa cultura, que fazem essas festas durarem dias, com muita troca de roupa e cores vibrantes no ambiente. Nesse sentido, existem os rituais pré casamento, com o intuito de promover a purificação dos noivos, como o Haldi (pintura com cúrcuma), Mehendi (pintura com henna apenas nas mulheres) e Sangeet (coreografias de músicas famosas na Índia).
Todos esses costumes são tipicamente hinduístas e, portanto, seria um desrespeito reproduzi-los apenas para fins estéticos. Contudo, nada impede que a sua festa se inspire nas músicas e nas longas horas de cerimônias com muitas cores e trocas de looks.
A decoração
Um ponto alto de um casamento é a decoração. Ela é responsável por encantar noivos e convidados e estará presente na memória de todos. Como já dissemos, as festas indianas são repletas de cores e, para se referir a um país famoso por seus tecidos e estampas bem elaboradas, a estética pode ficar por conta deles.
Assim, não economize nas almofadas, tendas e iluminação que façam referência a essa cultura. Você pode também fazer o uso de incensários, oferecendo aos convidados um ambiente com um cheiro marcante e que inspira tranquilidade.
Ouro ou objetos dourados
Outro fator marcante nos casamentos indianos é a presença do ouro. É comum para essa cultura a troca de jóias entre as famílias dos noivos, pois, para eles, o ouro é um material que pode trazer prosperidade, além de ser um excelente investimento para aqueles que estão dando início a uma longa caminhada juntos.
Porém, o seu casamento não necessariamente precisa colocar o ouro nessa posição quase sagrada. Você pode se inspirar na cor dourada e trazer objetos com essa tonalidade, aproveitando o conceito estético desse material. Além de causar um impacto visual muito positivo, trará também elegância ao espaço da sua cerimônia.
Os casamentos indianos são muito marcantes pela exuberância estética e por toda pompa da cerimônia, que pode durar dias, quando todos os rituais são realizados. Mas, caso os noivos não pertençam a essa cultura, é preciso ter cuidado para não desrespeitá-la. Para isso, precisamos entender o significado de cada rito e se inspirar apenas na estética e comidas típicas dessas festas, entendendo a sua importância para o povo daquele lugar.
Gostou do nosso artigo? Então não pare por aqui e aprenda a realizar um casamento temático, com muita fantasia e ousadia