A partir da segunda semana do recém-nascido, é normal aparecerem as tão temidas cólicas. Elas costumam desaparecer por completo no sexto mês de vida, mas deixam muitos papais ansiosos e sem saber como agir. Hoje, separamos algumas dicas para ajudar você a aliviar as cólicas do seu bebê.
Saiba como identificar
Se você já verificou todas as necessidades do bebê, como fome, sono, calor, frio, e, mesmo assim, ele continua chorando sem parar, talvez ele esteja com cólica.
O bebê com cólica fica mais irritado, com as mãozinhas fechadas, e o choro fica mais forte e inconsolável. Ele também pode se esticar, ficar vermelho, virar a cabeça para os lados e se encolher.
O que fazer?
Mantenha a calma, as cólicas são comuns e acontecem em bebês saudáveis. Verifique os sintomas citados acima e tente as seguintes dicas para diminuir o desconforto:
- Contato direto com a sua pele: Estudos mostram que o contato pele a pele tende a diminuir a frequência de choros conforme o crescimento da criança. Esse contato deve ser feito colocando a barriguinha do bebê sobre a sua barriga ou colo.
- Massagem na barriguinha: Coloque o bebê deitado de barriga pra cima, passe óleo corporal para bebês e faça movimentos circulares suaves na região.
- Aqueça a barriga do bebê: Posicione uma compressa morna ou uma bolsa de água morna na barriga do bebê, mas cuidado com a temperatura, a pele do bebê é muito sensível.
- Banho morno: O bebê está chorando muito? Tente dar um banho aquecido. Coloque-o de bruços e vá jogando água nas costas, assim, o bebê pode soltar os gases e até evacuar, aliviando as dores.
- Levante as perninhas: Com o bebê deitado de barriga para cima, dobre suas pernas em direção a barriga, fazendo o movimento de uma bicicleta imaginária. Repita pressionando de leve a barriga. Essa técnica ajuda na eliminação dos gases e também para a criança a evacuar.
- Preste atenção na dieta: Se perceber que, após ingerir um certo tipo de alimento, seu bebê sente cólicas, suspenda essa comida por um tempo e observe se o bebê melhora.
- Coloque pra arrotar sempre: Essa dica vale muito! Não esqueça de colocar a criança para arrotar em todas as mamadas, assim, os gases são eliminados antes do alimento chegar no intestino.
Para pôr em prática todas essas dicas, você tem que estar calmo. Os bebês sentem a ansiedade e podem ter dificuldades para relaxar. Para que essas dicas surtam efeito, ele deve estar tranquilo.
Evite o uso de chás e remédios caseiros para crianças de até 6 meses, não é recomendada a ingestão de outros líquidos a não ser o leite materno ou fórmula alimentar, se necessário.
Mas cuidado, as dicas não substituem o acompanhamento médico periódico. Se os sintomas insistirem, um especialista deve ser consultado.
Para essas e mais dicas sobre bebês, fique ligado aqui no nosso site e nas nossas redes sociais.