Conforto e leveza são as palavras-chave quando pensamos no que vestir nos dias que começam a esquentar. Isso porque, na maior parte do Brasil, na primavera, os dias amanhecem mais frescos e ganham temperaturas mais altas no início da tarde. Por isso, é muito importante se preparar para todas as ocasiões.
Peças como vestidos longos, saias soltinhas e macacões fluidos, especialmente com estampas florais e em tecidos como linho e viscose, têm tudo a ver com a estação. Eles deixam o corpo livre para os movimentos do dia a dia, permitem que você se refresque e não marcam a sua barriga.
Mas, se você prefere deixar ela bem evidenciada, pode escolher peças em tecidos encorpados, como malha e jeans, em tons mais escuros. Nesse clima, aposte em vestidos-tubo, calças de cintura alta e saias-lápis. O mais importante aqui é você se sentir confortável e bonita.
Porém, para todas as escolhas, uma terceira peça sempre cai bem. É ela que vai proteger você das mudanças de temperatura, servir como coringa para camuflar algum ponto do corpo que te deixe desconfortável ou que necessite de atenção especial, além de adicionar um toque extra de estilo.
Por exemplo, um maxicolete alonga e disfarça a silhueta, já uma camisa alongada pode guardar seus braços do sol. Um lenço para o pescoço ou cabeça protege do vento com elegância. Uma jaquetinha do tipo corta-vento não deixa que frio e chuva atrapalhem sua rotina. Leve na bolsa ou amarre na cintura.
Os acessórios também podem compor seus looks, como óculos de sol, chapéus e presilhas para amarrar o cabelo. Prefira uma maquiagem leve, que enfrente qualquer temperatura, e não esqueça do protetor solar no corpo e no rosto. Uma boa dica é realçar bem seus olhos com um delineador, que nunca tem erro.
Cores que estão em alta na estação podem ser incorporadas ao visual para ficar tudo mais moderno. O pink e as candy colors de verde, azul e laranja ficam lindas em produções monocromáticas: dos pés à cabeça com a mesma cor. Para um ponto de destaque, use acessórios dourados.
Nos pés, tudo vai depender da sua disponibilidade e vontade. As roupas de primavera permitem o uso de sapatos sem salto, como rasteiras, mules, papetes e chinelinhos. Mas se não for um problema para você, as sandálias do tipo anabela, com salto inteiriço, também caem superbem.
O mais importante, claro, é encontrar soluções que combinem com o seu estilo. Pode ser dentro do seu próprio closet ou investindo em peças para o momento. Abusar da criatividade nesse período é muito interessante até para os registros de fotos, já que, depois de alguns meses, você já não vai mais estar com essa barriga linda.