Estamos na estação mais florida do ano, a primavera. Inclusive, muitos pombinhos preferem o mês de setembro para se casar, diante das diversas vantagens que o período proporciona. Mas hoje trouxemos dicas para os casais que amam preencher a casa com plantas, e selecionamos espécies perfeitas para essa fase do ano. Continue a leitura e confira tudo!
Vale ressaltar que as condições climáticas e temperatura não seguem à risca necessariamente o calendário. No entanto, todos os anos, por este período os jardins enchem-se de cores e aromas, garantindo um novo fôlego para os meses seguintes. Sabendo disso, conheça mais a fundo sobre algumas espécies que se desenvolvem com facilidade nesta estação.
Prímula.
Que tal começar pela queridinha dos “pais de plantas”? Algumas medem entre 20 e 30 cm de altura. Outras, como a prímula candelabro, têm um pedúnculo de até 60 centímetros, (aquela haste da planta, sabe?) enquanto Primula acaulis praticamente nenhum.
Essa espécie ama sombra e solo fresco. Prefira uma terra fertil e drenável, que fique constantemente úmida e seja repleta de matéria orgânica. Inclusive, ela se adapta muito bem aos vasos. Mas atenção! Na decoração, evite misturar as cores de forma aleatória, para não perder a harmonia do arranjo.
E aqui vai um fato curioso sobre essa espécie para os pombinhos: sabia que suas pétalas são comestíveis, podendo ser utilizadas para pratos culinários, ou até mesmo para fins medicinais? Interessante, não é mesmo? Agora vamos conhecer outra espécie que também se adapta facilmente à estação.
Tulipa.
Já para os casais que amam misturar cores, as tulipas são ideias para tornar o ambiente mais moderno e colorido. Para seu cultivo é essencial escolher um lugar com sombra, mas que também pegue sol apenas pela manhã. Outro fato é que elas não se adaptam a um solo encharcado, por isso, basta usar um borrifador para umedecê-las.
Vai plantar em um vaso? Prefira modelos que tenham 30 centímetros, além de furos de drenagem para a água circular de maneira correta. Se possível, divida em três camadas.
- uma com pedras
- outra com terra
- e a terceira com areia.
Sua tulipa secou? Então, deixe-a secar por completo. Só assim ela terá uma oportunidade de se desfazer para então você e o mozão iniciarem o processo de plantio novamente. Essa espécie requer muita atenção e por isso é fundamental que o cuidado seja diário.
Limoeiro.
Se a vida te der limões, faça limonada! Nada impede que os pombinhos tenham no jardim uma fruteira como o limoeiro. E com cuidado e carinho é possível cultivá-lo até mesmo em vasos.
A primeira dica é para que você e o mozão encontrem limões orgânicos. Isso porque eles são a garantia de boas sementes. Vale enfatizar que para aproveitar os frutos do seu limoeiro será preciso esperar de três a cinco anos.
No entanto, enquanto ele se desenvolve, é possível fazer chá com suas folhas para consumir ou aromatizar o ambiente. Sendo assim, vale a pena esperar, concorda?
Como visto, a primavera permite que os pombinhos escolham entre diferentes espécies de flores e plantas, cada uma com seu jeito e charme. Basta escolher aquelas que sejam a cara dos pombinhos e cuidar com atenção.
Esperamos que dentre essas três, pelo menos uma tenha despertado interesse do casal. E se você gostou desse texto, não deixe de acompanhar mais dicas para sua casa em nosso blog!