Planejamento

Planejamento financeiro 2023. Dicas para economizar no seu casamento.

17
JAN

Planejamento financeiro 2023. Dicas para economizar no seu casamento.

Com um novo ano à frente, novas metas e objetivos entram na lista dos pombinhos. Isso inclui desde planejamentos mais elaborados, como uma cerimônia de casamento, até gastos mais simples, como contas fixas e cotidianas. 

Pensando nisso, o Quero de Casamento listou dicas que podem auxiliar você e o mozão no controle financeiro ao longo do ano, a fim de alcançar suas metas e ainda sobrar aquele dinheiro para curtir a dois. Quer ficar por dentro de tudo? Então continue a leitura! 

Entendendo as expectativas.

O primeiro passo para se aproximar de todos os objetivos do ano, é listar quais são essas metas, e qual a prioridade de cada uma delas. No caso do planejamento da cerimônia, por exemplo, vale se perguntar se a ideia é celebrar com uma cerimônia de pequeno, médio ou grande porte? A partir de todos objetivos definidos, é possível planejar os próximos passos. Vamos lá?

Quanto os pombinhos gastam?

Agora que os pombinhos já definiram o tamanho das metas para 2023, é hora de entender quais são os valores fixos já existentes. 

E para isso, vocês podem adotar uma planilha para analisar os gastos mensais e, assim, compreender de perto quais são os destinos do dinheiro do casal. 

Em um relacionamento sério com os aplicativos. 

Hoje em dia existem diferentes aplicativos que podem complementar suas planilhas e ajudar a separar receitas e despesas por categoria, mantendo sempre suas informações sincronizadas. Faça uma pesquisa e escolha o app de sua preferência.

Corte gastos desnecessários. 

Será que todos os gastos são realmente essenciais? É hora de rever todos aqueles planos de assinatura. Será que eles ainda fazem sentido? Comece listando todos os gastos que vocês conseguem viver sem e veja o quanto do seu dinheiro está sendo destinado a essas compras. Priorize moradia, saúde, alimentação, transporte e educação, já o restante, repense com carinho.

Dívidas? É hora de encará-las!

Existe alguma dívida pendente? Prefira quitá-la o quanto antes. Afinal, as dívidas em atraso geram multas e juros, o que pode gerar uma “bola de neve”. Inclusive, muitas empresas aceitam renegociar os valores, portanto aproveite! 

Estipule um valor mensal para economizar.

Que tal definir um valor mínimo para guardar todo mês? Faça esse depósito no seu investimento como se estivesse pagando uma conta, e retire esse dinheiro ao fim de um prazo determinado. 

Qualidade é dinheiro!

Muitas vezes achamos que priorizar a baixa qualidade fará com que economizamos mais. Negativo! Os produtos de maior qualidade são mais econômicos a longo prazo e evitam a necessidade de comprar o mesmo item com maior frequência. No caso de roupas, por exemplo, ao invés de comprar conjuntos muito baratos e que não vão durar muito, prefira peças com maior custo, mas que sejam mais duráveis.

Saiba seu limite!

Seu cartão de crédito agradece, não é mesmo? Afinal, grande parte das vezes o limite do cartão não corresponde ao dinheiro que os pombinhos ganham ao final do mês.

Por isso, use com cautela, já que em casos de não pagamento na data correta, o valor total da fatura pode sofrer acréscimo de juros e multas. Além disso, optar pela função de pagamento no débito é uma boa forma de não se perder nas contas também. 

Faça sua lista no Quero de Casamento!

Você sabia que no Quero de Casamento é possível criar listas de presentes "imaginárias" e receber o valor dos presentes que constavam na lista em créditos?  Dessa forma você e o mozão podem gastar o dinheiro da forma que preferirem, dentro do site e lojas do Magazine Luiza.  Essas foram algumas sugestões de medidas simples que podem tornar o ano dos pombinhos mais saudável financeiramente. Adote todos os hábitos que puder, para investir nos seus principais objetivos ao longo do ano.

Gostou dessas dicas? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de outras sugestões que facilitam o dia a dia a dois. 





Comentários 0

Comentários