Quem cuida da mulher que há em toda mãe?
A resposta dessa pergunta costuma ser muito triste: ninguém.
A mulher que existe fica invisível e é cobrada a se cuidar assim que descobre estar grávida.
É nesse momento que ela se torna apenas mãe. Qualquer assunto passa a ser sobre gravidez, pós-parto, consultas, semanas de gestação ou coisas sobre maternidade.
Daí, algumas frases surgem o tempo todo:
“Aproveite agora. Depois que o bebê nascer, não vai dar mais pra fazer nada!”
“Engordou quantos quilos?”
“Seu médico deixou você comer isso?”
“Parto normal é bem melhor!”
“Este bebê não vai nascer nunca?”
“5 meses e a barriga já tá desse tamanho?”
Depois do nascimento do bebê, a mãe precisa ser perfeita e fazer todas as tarefas que cabem a ela: cuidar, ensinar, colocar para mamar, trocar as fraldas, dar banho, pôr para dormir ou qualquer coisa que o bebê precise. Dar atenção ao marido, esposa, namorado, namorada, mãe, pai, tio ou qualquer outra pessoa, menos a si mesma. Arrumar a casa, fazer as refeições, voltar ao mercado de trabalho…
Esse tipo de julgamento e a cobrança das pessoas ao redor são muito ruins e, muitas vezes, fazem com que a mulher sinta vontade de voltar à vida que tinha antes do neném nascer.
Segundo uma pesquisa do Instituto On The Go, 51% das mulheres brasileiras que são mães sentem culpa na maternidade, achando que poderiam fazer mais por seus bebês.
É preciso lembrar que a mãe continua sendo uma mulher que precisa ter um tempinho para se cuidar, passear, descansar, relaxar e fazer atividades normais que não envolvam a maternidade. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar quem é mãe a se reconectar com a mulher que existe dentro dela.
Viva o amor próprio!
Não compare seu corpo antes e depois da gravidez. Olhe para as coisas que gosta em si mesma e abrace a nova mulher que é agora. Você se tornou uma pessoa mais experiente, com mais conhecimento e, principalmente, está melhor do que nunca!
Tire um tempinho só pra você!
Conte com sua rede de apoio para ficar com seu bebê e descanse. Vale ler um livro, assistir uma série, ouvir as músicas que gosta ou fazer algo que te faça bem.
Hora de relaxar no banho!
Organize a rotina do bebê para tomar seu banho com tranquilidade todos os dias. Esse momento precisa ser só seu!
Aproxime-se de quem te faz bem!
Marque encontros, mesmo que rápidos, com amigas e parentes para conversar, rir e desabafar sobre a vida. Se possível, fale sobre assuntos fora da maternidade. É revitalizante! Para ler mais conteúdos como esse, é só acompanhar o nosso blog. Temos sempre novidades aparecendo por aqui!
Se gostou deste artigo, que tal compartilhar com as mamães ou futuras mamães que você conhece?