Quando pensamos em casamento, o desejo de boa sorte e prosperidade para o casal é algo que atravessa culturas e gerações. Os amuletos e símbolos de sorte são um belo toque que pode ser incorporado ao grande dia, representando proteção, amor, felicidade e muitos votos de uma vida próspera juntos. A seguir, descubra os principais amuletos que fazem parte das tradições matrimoniais ao redor do mundo.
O PODER DA FERRADURA
A ferradura, originada das tradições dos ferreiros, sempre foi vista como um símbolo de proteção e boa sorte devido ao ferro, por afastar os maus espíritos.
Hoje, muitos casais a utilizam na decoração do casamento, como na entrada da cerimônia ou na recepção, posicionada com a abertura para cima para "segurar" a sorte. Além de ser um amuleto de simbolizar proteção, a ferradura também representa prosperidade e força.
A MAGIA DO ARROZ
O costume de jogar arroz nos noivos após a cerimônia teve origem na Ásia, simbolizando votos de fertilidade e abundância.
Embora muitas cerimônias modernas substituam o arroz por pétalas de flores, bolhas de sabão ou confetes biodegradáveis, o simbolismo de "abençoar" os noivos com abundância permanece.
ROMÃ: FERTILIDADE E ABUNDÂNCIA
Usada em rituais desde a Antiguidade, a romã é associada à fertilidade pelo sua grande quantidade de sementes.
O uso da romã em casamentos é comum em diversas culturas, já que ela é vista como um símbolo de fertilidade e prosperidade. Alguns casais escolhem incluir romãs na decoração ou até mesmo como parte das lembrancinhas para os convidados, garantindo que a boa sorte seja compartilhada.
TOQUES DE AZUL PARA PROTEÇÃO
O azul foi introduzido como símbolo de pureza na época vitoriana.
Incorporar algo azul traz energias positivas, seja em acessórios, sapatos ou até em detalhes na decoração. É uma forma de trazer proteção e fidelidade ao casal, sendo um costume presente em inúmeros casamentos
AS CHAVES DA FELICIDADE
Além de abrir portas no sentido literal, as chaves simbolizam novos caminhos, oportunidades e a felicidade na vida a dois. Elas são vistas como amuletos que oferecem acesso a um futuro próspero e cheio de possibilidades.
Em casamentos, miniaturas de chaves são frequentemente oferecidas como lembrancinhas ou usadas na decoração, transmitindo o desejo de que os noivos tenham acesso a um futuro próspero e cheio de maravilhosas possibilidades.
AMÊNDOAS AÇUCARADAS
Oferecer amêndoas em casamentos é uma tradição que remonta à Roma Antiga. Elas simbolizam votos de saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e longevidade, sendo uma maneira doce de abençoar os recém-casados com desejos de uma vida plena.
Amuletos da sorte são mais do que simples objetos, eles carregam séculos de tradição e simbolismo. Incorporar esses elementos no casamento é uma forma de garantir que cada detalhe tenha significado e traga boas energias para o casal. Afinal, quem não deseja um pouco de sorte extra para essa jornada tão especial, não é mesmo?