Chá De Bebê

Roupinha para a maternidade: qual tamanho escolher?

17
JUL

Roupinha para a maternidade: qual tamanho escolher?

Uma dúvida comum entre os futuros papais é sobre o tamanho das roupinhas que devem levar para a maternidade. Afinal, compensa comprar roupinha RN? A resposta depende de alguns fatores. Vamos entender melhor?

Compensa comprar roupinha RN?

Muitos papais e mamães se perguntam se vale a pena investir em roupinhas tamanho RN (Recém-Nascido). A maioria dos bebês usa tamanho RN nos primeiros dias de vida, pois ele veste bebês de 2 a 5 kg e de 45 cm a 54 cm. No entanto, cada bebê é único, e alguns podem nascer maiores ou mais gordinhos, necessitando de roupinhas tamanho P desde o nascimento.

Como saber se o bebê vai nascer grande?

Durante os exames de pré-natal, especialmente no ultrassom morfológico, os médicos medem o peso e a altura do bebê. Se o bebê estiver grande para a idade gestacional, 

os médicos podem indicar que ele nascerá grande. Nesse caso, é provável que ele não use roupinhas RN.

É importante lembrar que os bebês perdem cerca de 10% do peso nos primeiros dias após o nascimento. Ou seja, um bebê que nasce com 4 kg pode sair da maternidade pesando cerca de 3,6 kg. Isso significa que um bebê que nasce usando tamanho P pode precisar de roupinhas RN ao sair da maternidade.

Gravidez gemelar

No caso de gravidez gemelar, existe uma grande probabilidade de os gêmeos nascerem prematuros ou pequenos. Nesses casos, a mamãe pode preparar a malinha com roupinhas RN, que certamente serão usadas. Se os gêmeos forem pequenos e o parto ocorrer antes de 37 semanas, pode ser necessário levar roupinhas tamanho prematuro.

Maternidade pública x Maternidade particular

Geralmente, há uma diferença no período de internação entre maternidades públicas e privadas. Nas maternidades públicas, a internação média é de 1 a 2 dias, sendo necessário levar 4 trocas de roupas (2 por dia). Nas maternidades particulares, a internação média é de 3 dias, sendo necessário levar 6 trocas de roupas (2 por dia).

Mesclar tamanhos

Você não precisa levar todas as roupinhas do mesmo tamanho para a maternidade. É possível mesclar tamanhos RN e P. Por exemplo, se você vai levar 4 macacões, escolha 3 tamanho RN e 1 tamanho P. Assim, você garante que terá roupinhas que sirvam para o seu bebê logo após o nascimento.

Roupa certinha x Roupa grande

No Brasil, é comum que os pais comprem roupas maiores para que o bebê use por mais tempo. Isso significa que o bebê usará uma roupinha grande durante um certo período. Se você prefere roupas maiores, pode optar por levar roupinhas tamanho P para a maternidade, mesmo que precise dobrar as mangas.

Por outro lado, se você prefere que o bebê esteja bem vestido e com roupas do tamanho adequado, opte por roupinhas tamanho RN. Fique atento ao tamanho do bebê durante o pré-natal para fazer a melhor escolha.

Escolher o tamanho das roupinhas para levar à maternidade pode parecer desafiador, mas com um pouco de planejamento e observação, você estará preparado para vestir seu bebê com conforto e carinho desde os primeiros dias de vida. E você, qual tamanho de roupinha escolheu para levar à maternidade? Comente e compartilhe sua experiência!

 

 

 

Comentários 0

Comentários